sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Snub Nose - O revólver compacto de cara nova

Smith & Wesson Snub 625 em .45 ACP

Por: Francisco Pinto

Os Snub Nose, numa tradução livre: "Nariz Arrebitado", são os revólveres compactos com cano de até três polegadas. Eles existem no mercado desde o final do século XIX, sendo que primeiro foram fabricados pela Colt, nos modelos Sheriff's Model e Banker Special. Esse estilo de arma busca uma melhor portabilidade, oferecendo maior conforto a quem a leva consigo, bem como facilidade de ser melhor oculta em sua roupa. Esse conceito inicial vem de uma necessidade que permanece atual até nossos dias. Quem é profissional de segurança e precisa portar uma arma de forma oculta consigo sabe o quanto é desconfortável usar uma arma grande durante o dia todo. 


Colt 1877 Sheriff's Model

Como o mundo das armas também está sujeito à moda, os Snub tiveram momentos de alta e baixa na sua história. Na década de 50 contaram, no mercado Norte Americano, com um impulso por conta da influência de dois grandes nomes das armas naquele país, Coronel Rex Applegate e Jonh Henry FitzGerald. Sobre o primeiro já tive oportunidade de escrever algo nesse Blog, Applegate foi um dos maiores especialista no tiro de combate do século XX. Já FitzGerald foi um preparador de armas e atirador de exibição. Por conta de suas habilidades extremas com uma arma, trabalhou para a Colt por quase trinta anos fazendo demostrações de tiro com seus revólveres. 

FitzGerald - em propaganda da Colt

A pedido de Applegate, que era grande entusiasta dos modelos compactos para uso na defesa e combate, John Henry desenvolveu um modelo customizado de Colt, transformando um Colt .45 New Service em um peculiar Snub Nose. A arma ficou conhecida como "Fitz Special". E os norte-americanos compraram Snubs feito pão quente. 

Colt "Fitz Special"

A febre das pistolas de grande capacidade de munição veio e os Snubs ficaram por um bom tempo esquecidos, até o final dos anos 80 e começo dos 90, quando novamente despontaram com uma boa opção de "segunda arma", principalmente para policiais. Nessa época a brasileira Taurus ganhou uma considerável fatia do mercado americano com a oferta de vários modelos de Snubs. Também no Brasil, nos anos 80, quando o cidadão ainda tinha o direito de poder se defender, com o apelido de Buldoguinho, os Snubs foram muito populares.  

Snub Nose Taurus

Novamente as pistolas ofuscaram os Buldoguinhos por bons anos, mas eles teimam em se manter atuais. Os fabricantes de arma estão dando aos Snubs uma "cara nova", criando versões com novas tecnologias, tornando-os mais modernos e até mais portáteis ainda do que já eram. Primeiro trouxeram as inovações das pistolas para o universo do revólver e a Ruger lançou o LCR, que usa polímero em sua estrutura, assim como as famosas semi-automáticas Glock e HK. Resultando numa arma mais leve e portátil. A Taurus a seguiu e colocou no mercado o modelo PLY, também com chassi em polímero. 


Ruger LCR em 9mm       e        Taurus LCY em .357 















E as inovações continuaram. A grande revolução ficou por conta da Chiappa, fabricante italiana do revólver Chiappa Rhino, cujo cano se alinha com a câmara baixa do tambor. Na foto demonstrativa perceba que onde deveria estar o cano temos uma barra estrutural, abaixo dela é que se encontra o cano. O desenho pode ser contestado em relação aos parâmetros estéticos adotados, mas esse revólver é o mais estável já fabricado no mundo. Seu recuo ao disparar é muito menor do que o de qualquer outra arma curta, por conta do alinhamento do cano com o punho do atirador. Além da posição do cano, a arma tem o tambor sextavado e não redondo, proporcionando a ela um perfil plano e mais delgado, facilitando seu porte.

Chiappa 200DS em .357


A última novidade, foi lançada em 2016 no Shot Show pela Kymber. A posição de seu cano é a tradicional, mas esse Snub adota o formato de tambor do Chippa. Por conta disso não seria inovação digna de destaque, não fosse a Kymber a melhor conceituada e tradicional fabricante apenas de pistolas em modelo 1911, o mais amado modelo dos norte-americanos. Seria algo como termos o Rolls Royce das pistolas curvando-se em reverência ao bom e velho Snub Nose. 

Kymber K6s em .357

Nenhum comentário:

Postar um comentário