quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Enchendo o pente de balas... Será que estou fazendo algo errado?


Não estou, não. Muito menos estou eu falando algo errado. Porém, falar isso, hoje em dia, em um estande de tiro, é motivo de horror por parte de alguns atiradores. Sendo também, muitas vezes, ensejo para imediatas piadas, logo um fala: "as balas que vai colocar no seu magazine são de hortelã?" ou "e depois vai pentear alguém com esse seu pente?"
Estariam esses humoristas de plantão certos ao fazer essas piadinhas? É errado falar pente ou bala? As nomenclaturas corretas seriam carregador e munição ou magazine e cartucho?

Vamos começar pelas balas. Por favor, abram seus dicionários e vão constatar que bala, além de ser o termo usado para um tipo de confeito, é também a denominação usada para munição de arma de fogo. Nem precisa abrir o dicionário, basta acessar esse link: BALA. A informação do dicionário é correta, sim. Caso contrário o estudo de sua trajetória e efeito não se chamaria Balística e sim "Projetilística" como alguns atiradores podem pretender. Tudo se explica na etimologia da palavra, sua origem é do Latim e vem do termo Bulla, que na língua inglesa se tornou Bullet e no francês Balle, todas significam bala, munição. E bulla, do latim, quer dizer "um objeto pequeno e redondo", algo como: pelota ou bolinha. Assim os confeitos em forma de bolinha receberam o nome de bala e os primeiros projéteis, também redondos, foram batizados com o mesmo nome.

Passemos ao pente. Podem abrir esse outro link: PENTE. e verão que um dos significados dessa palavrá é: "peça onde se encaixam os projéteis de armas automática... pente de balas". Vejam as bala aqui novamente. Sua etimologia tem duas explicações, uma grega, que significa "cinco", de onde vem Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia) ou Pentacampeão. Outra do Latim "pectum", que significa pente mesmo, de pentear os cabelos. Mas as duas se unem, pois o termo pectum, o pente do latim, designa um instrumento que, em semelhança à ação dos dedos da mão (que são cinco, com exceção do nosso ex-presidente Lularápio), ajeitam os cabelos, portanto o pectum se originou dos cinco dedos. A disposição das munições, de formato cilíndrico alongado, dentro do carregador ou pente, assemelhada ao desenho dos dedos encarreirados na mão humana foi o que lhe deu o nome de Pente.

A verdade é que não existe um "Compêndio Oficial de Termos do Tiro". Os termos que usamos foram estabelecidos pelos usos e costumes. Hoje, se usa mais chamar pente de carregador ou magazine e bala de cartucho ou munição. Anteriormente, no tempo em que magazine era uma loja chique para comprarmos roupa e carregador era aquele moço que contratávamos para carregar nossas malas, os termos em uso eram pente e bala. Podem ter saído de moda, mas não estão errados. Ou teríamos que modificar nosso modo de falar, não poderíamos dizer que o aquele corredor é rápido como uma bala ou que andamos, no Japão. no Trem Bala. Teríamos que dizer Trem Projétil.

Entretanto, mesmo que houvesse uma regra pétrea para os termos estabelecidos oficialmente como corretos. Seria proibido usar alguma gíria ou apelido? Todos os outros esportes tem gírias próprias, e os atletas as usam sem qualquer repressão ou repreensão, com certeza. Só o pessoal do tiro seria chato o suficiente para proibir uso de gírias? Bobagem, não acham?

O esporte do tiro e a caça são muito maiores do que essas pequenas picuinhas de nomenclatura. Vamos nos dedicar mais à prática esportiva e ao coleguismo e amizade, que sempre estiveram presentes no nosso esporte. É feio ficar corrigindo os colegas no estande na presença dos outros amigos! Isso, sim, é uma regra culta da educação. Está duvidando? Pode procurar no livro do Marcelino* que lá está escrito!


 *  Marcelino de Carvalho (1905-1978) - jornalistaescritorcronista e um mestre de etiqueta nos anos de 1950, tendo seus livros permanecido clássicos nas décadas seguintes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário